domingo, março 12

Pena de vida

Há pouco tempo fiz alusão a um tema moralmente controverso, a eutanásia. Hoje quero trazer para o R.E.V.O.L.U.Ç.Ã.O. um tema que me fascina igualmente pela sua controvérsia, pela sua capacidade de dividir as pessoas até com as mesmas opiniões.. a pena de morte.
Ainda hoje sabemos de vários países que praticam a pena capital para julgar certos crimes acima da básica compreensão humana. Tenho engendrado certas armadilhas a várias pessoas que se dizem contra a pena de morte mas ao fim de pouco tempo esbarram no argumento "e se matassem um familiar, um amigo chegado?". Pois.. todos eles afirmam que não só o matariam como retirariam prazer nesse acto abominável que é assassinar um ser vivo. Quanto aos outros que dizem ser a favor da pena de morte usam somente a velha divisa: "olho por olho, dente por dente". A conclusão obrigatória é obviamente de sermos todos, com mais convicção ou não, com mais veêmencia ou não, a favor da pena capital.
Na minha opinião, queremos tanto ser deuses que acabamos por brincar como se de facto fossemos deuses com poder sobre a inviolável vida humana. Julgar uma pessoa por um crime hediondo com a própria vida será suficiente?! Se, ao praticarmos vingança, cometessemos o mesmo crime, isso torna-nos assassinos de igual forma? O crime deixar-nos-á mais livres, mais soltos por termos tido a opção de terminar com uma vida, algo que não nos compete fazer? Se deixarmos o instinto animal para trás reparamos que não é suficiente, nem tão pouco nos liberta de um peso amargo pelo crime. Se em vez de estes "humanos" serem julgados com a pena de morte que tal serem julgados com a pena de vida?! Ou seja, vivos, encarcerados e solitários. Pior do que tirar a liberdade a alguém é isolá-la do mundo. O ser humano pura e simplesmente não foi feito para viver na solidão. Muitos criminosos julgados com a pena capital são considerados loucos devido à grandeza do crime. Uma liberdade confinada a 4 paredes, sozinhos com a nossa própria pessoa leva-nos decerto à loucura. Por isso aposto na pena de vida e na substituição da divisa referida há pouco pela sábia: "O fogo combate-se com o fogo.."
Retirem as vossas conclusões.