sábado, outubro 28

Responsabilidade Social

Está de volta o tema da interrupção voluntária da gravidez. E regresso eu ao nosso país já que estive bastante focalizado nas movimentações externas graças aos últimos desenvolvimentos globais.

É um tema "quente", que envolve muitas opiniões de muita gente dita importante, com um suposto voto na matéria. Tentando resumir isto ao básico, logo ao importante, o que está em causa será a dignidade da mulher no seu direito supremo de escolha ou em algo que todos dizemos como um bem inviolável, ou seja a vida de um ser humano? Envolvemos questões morais singulares, envolvemos a ciência que consegue "prever" o estado físico da vida em geração, envolvemos questões bem mais fúteis como a questão financeira, envolvemos os políticos e a Igreja envolveu-se. Analisando friamente:

1) É moralmente errado assassinar um ser humano mas não um futuro ser humano. Quem define a diferença entre feto, resumindo-o a uma parte da evolução natural da espécie humana e, ser humano? É o tempo de gestação? Os cientistas a quem devemos o colapso da civilização e, como tudo tem um oposto, à evolução benéfica da mesma serão capazes de afastar o cancro moralista e definir objectivamente essa diferença? Julgo que sim..logo questão arrumada.

2) Será a mãe financeiramente responsável pelo seu filho? Aqui o Estado tem uma palavra a dizer já que preferia ver a queda da Segurança Social a alimentar, a alojar caso necessário e oferecer uma vida digna a uma criança do que assistir ao engordamento da carteira dos que tudo têm e nada dão. Mais a mais, nenhuma mãe é vidente (acho eu..) logo nunca poderá saber como estará a sua posição monetária ao fim dos 9meses de gestação..logo questão arrumada.

3) Os políticos envolvem-se e já não era sem tempo, visto serem eles os detentores do poder da mudança legislativa em vigor. Surpreende-me o debate que se tem gerado pois parece-me que se têm mantido fiéis às suas posições ideológicas o que não deixa de ser louvável. Nunca haverá um consenso nesta matéria, seja onde for, e os políticos tem sabido gerir essa discrepância de ideias. Aplaudo vivamente o Presidente da Républica pois manteu a promessa eleitoral de ser feito um referendo e dar a possibilidade aos portugueses de escolher.. Se fosse possível um referendo só às mulheres seria, talvez, mais elucidativo o resultado. Vem aí o referendo logo questão arrumada.

4) A Igreja. Que terá dito, lendo as notícias no fim de semana, saber que em Lisboa foi encontrado, por um toxicodependente, um bébé morto no meio do lixo?? E se a Igreja, contra o aborto, fosse financeiramente responsável pela mãe e pelo seu filho?! Perdiam uns tostões, ganhavam apoiantes e até aposto que Deus não se importaria de ajudarem a sociedade portuguesa!! É sempre bom pedir dinheiro que nem arrumadores de carros e não contribuirem em nada para quem vos mantém no poder! Desculpem..vou imediatamente confessar-me pelas barbaridades aqui escritas.. ou NÃO!!

Caros leitores, questões como o aborto devem ser discutidas por nós portugueses atestando as informações que dispomos dos vários quadrantes da sociedade portuguesa e nunca por quem ocupa um espaço e miseravelmente nada faz por ele. Devemos ser evoluidos o suficiente em todos os aspectos para que possamos ser responsáveis o suficiente para tomar todo o tipo de decisões.. essa, julgo, é a verdadeira essência da democracia e de um pensamento liberal e vanguardista que um dia já tivemos.


p.s.: Fiquei agraciado ao saber que na bela terra das Caldas da Rainha o blog de todos vós é por lá lido e apreciado. Um bem haja a todos vocês e, de uma forma especial à Marta, o meu mais sincero obrigado pelo apoio demonstrado. Punhos no ar porque o R.E.V.O.L.U.Ç.Ã.O. está para ficar!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ariops Sr.Revolução!
Tenho de discordar no ponto 2. quando dizes "nenhuma mãe é vidente (acho eu..) logo nunca poderá saber como estará a sua posição monetária ao fim dos 9meses de gestação". Ora bem, os milagres não existem! Uma mãe já com 3 filhos, por exemplo, que não tenha um emprego seguro nem habilitações para chegar algum dia a ter um bom trabalho que viva num T1 num bairro qualquer e seja casada com um ucraniano trolha... Não deve ser dificil de prever que ao fim de 9 meses a situação só piorou. O T1 continua T1, a mãe continua sem emprego, o pai continua a dar no duro e a ganhar uma miséria só os 3 filhos é que ao fim de 9 meses passam a ser 4. E não é preciso ser vidente!
No ponto 3. aplaudo também. Não concordo contudo no referendo só a mulheres. Os homens, apesar de não carregarem o feto e de, em caso de aborto, não sofrerem a dor fisica, são pais e por isso devem ter algum voto na matéria.
Ponto 4. levanto-me e aplaudo! (Até estou capaz de te fazer uma vénia!) CLAP CLAP CLAP!

Continua. Sabe bem vir aqui ler(-te). Beijóla*

11:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

acho k a sociedade portuguesa deveria saber discutir assuntos kmo este..no entanto n sabe...axo k e obrigacao d todos serem informados pelo menos pa saber o k e o aborto..o k a despenalizacao do aborto e saber diferenciar sobre o k e o referendo...no entanto mt pouka gente tem este tipo d informacao...
aind esta semana tive pa perguntar a uma senhora k vinha no autocarro tao amavelmente a deliciarme km a sua estupidez,se a burrice as colheres ja tinh xegado ao continente ou ao modelo...n e k a senhora tao dotada das suas capacidades mentais insistia em dizer k n ia votar pk pa ela n lhe fazia diferenca votar no referndo..n percebia pk tanta discucao sobre o assunto..e k era contra ao aborto...e k toda a gente k o pratika devai ser castigada..pk ela tb tinha tido 10 filhos e n s tinha keixado...
revoltou m..primeiro k ningeum ker saber se ela e contra ou n o aborto...uma vez k o referendo e sobre a DESPENALIZACAO do aborto..n precisas ser a favor do aborto pa k possas ser a favor da liberdade d eskolha de cada um...
ningeum ta imune a acidentes...alias kmo toda a gente sabe nenhum metodo anticoncpcional e 100% seguro...e tb n m parece k a abstinencia seja um metodo viavel...
ha k saber diferenciar sobre o k e perguntado no referendo...e axo k esse e o verdadeiro servico publiko k aind ningeum prestou...
axo sem duvida k o nosso governo deveria prestar servico..n e so fazer um referendo a arrumar o assunto..axo k ddeviam informar mais as pessoas..uma vez k aind ha mt gente d geracoes mais antigas k aind votam pk os outros lhe dizem pa votar..k nem ler sabem e k por isso sao dificilmente enganadas...
agora falando amis directamente do teu post...eu concordo km kuase tudo k eskreves te..ms tenh k falar do ponto um..uma vez k e o ponto k mais divide as pessoas...kmo ja diss e preciso saber diferenciar entre ser a favor do aborto e ser a favor da despenalizaxao do aborto...axo k e uma coisa k tem k entrar d uma vez portodas na cabeça das pessoas...eu n sou a favor k matemos ser humanos..pk axo k a partir do momento k o ovulo e fecundado passa a haver ali vida..no entanto axo k as pessoas tem k ser livres d fazer as suas eskolhas...e la ta acidentes acontecem...n axo k o aborto devesse ser utilizado sem responsabilidade...pk tb axo k mt gente iria kerer passar pela experiencia mts vezes..e k e uma experiencia mt traumatika..e assumo desd ja k s m acontecesse fikar gravida por acidente e s sentiss k n era o momento certo pa assumir ja uma responsabilidade dessas n tinha remorsos em abortar...
ms axo k os abortos podem ser evitados s houver uam educacao sexual eficaz pa toda a gente desd as geracoe mais novas...pk e ai k tudo comeca...espero n m ter eskecido d dizer nada..tb ja diss mt ne?..ms e um assunto k realmente m interessa..e axo k e essencial k as mentalidades no nosso pais mudem...pk n ta certo k por exemplo gente km mais posses va ao estrangeiro fazer abortos..e os pobres o faxam em condicoes desumanas e k sejam penalizados por isso..
ponto flavio n t canso mais.. =)
beijos..continua...
e tas a fikar internacinal tu..kuidado km ele
beijo*****

12:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não posso acrescentar mais nada ao que disseste, concordo com tudo o especialmente acerca da Igreja que se diz tão moralista, tão preocupada com o próximo... ou será que só nos diz isso para pensarmos que realmente se preocupa, e o estado do Vaticano ser dos mais ricos será milagre? talvez...

Quanto ao agradecimento, não tens que agradecer, é bom ver o nosso pensamento escrito (e bem escrito por sinal). As Caldas da Rainha agradecem-te a ti por este blog.
Espero que o R.E.V.O.L.U.Ç.Ã.O. se mantenha aqui. Este blog é sem duvida dos melhores.

Beijinho mano Flávio*

11:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home