quinta-feira, setembro 28

Sublinhar a Realidade

Fatalmente exposto. É assim que me sinto perante as noticias de radiação violenta. A raiva cresce e o desejo acompanha. Talvez um dia todos sejam expostos à fatalidade da realidade. Para quem vive no sonho, o mundo é mesmo um paraíso..

Foi esta semana que um relatório da UNICEF revelou que, em pleno Séc. XXI, um milhão e quinhentas mil crianças com menos de 5 anos morrem anualmente por falta de.. água. O nosso planeta suporta elevadas quantidades de água que não está apenas ao alcance dos ricos mas deles decerto depende a sua distribuição equitativa. Pior?
São mais de quatrocentos milhões os menores de idade, à luz da constituição portuguesa, que não possuem um sistema de água melhorado que permita a desinfecção e tratamento da mesma. Sistema esse fácil e simples de funcionar seja onde for e em que circunstâncias for. Isso não interessa.. o que interessa são os milhões que não seriam expostos a doenças cujo nome nem sequer conhecemos porque nem sequer faz parte do nosso vocabulário. Pior?
São mais de novecentos e oitenta milhões que sofrem as consequências da inexistência de um sistema de saneamento básico. Vou sublinhar o "básico".. É incompreensível como conseguem gastar milhões em bombas de morte ao invés de criaram bombas de limpeza de água por exemplo.
A guerra serve-se a si própria através de um objectivo político. Neste caso é a necessidade de existir carne para canhão, uma energia renovável que alimenta os mais sádicos políticos que não actuam para o povo mas para eles próprios. Pior?
Pior é viver na realidade, esse local infernal onde todos têm um sonho.. o sonho de viver no paraíso.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

sempre me disseram que, se um dia existisse uma terceira guerra mundial, o seu motivo seria a água: a sua escassez, o seu monopólio, o seu tratamento, a sua acessibilidade.......
é engraçado: não é um ser vivo, mas nenhum outro dá tanta vida........
mas, se reparares, nenhum desses números entra no nosso vocabulário...... nenhuma das crianças que adoece e morre, nenhuma das pessoas sem condições de tratamento de água, nenhuma das pessoas que não têm acesso a saneamento...... não são só as doenças.....
por isso é que nós esbanjamos água, todos os dias, a todas as horas....... a nós não faz falta........
e na nossa ignorância não respeitamos os outros..........
pode ser que algum dia alguém acorde do sonho............

adoro-te, boi nojento filho da puta........ =)

** * **

8:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o que me revolta mais são os "artistas" que se unem por esse tipo de causas, mas continuam a viver na super-abundância.

a falta de recursos essenciais básicos é demasiado revoltante, é demasiado mau, é demasiado inumano.

e, devo acrescentar, que tenho alguma aversão a crianças obesas.

2:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Viver no sonho devia ser premitido a todos os seres vivos. Só quem não é confrontado com os problemas sociais é que consegue manter essa felicidade que o sonho proporciona. Assim sendo devia haver alguém que acabasse com os problemas sociais. Talvez se todos ajudassemos um bocadinho todos os dias, afinal de contas passamos bem com menos 1 ou 2 litros de água por dia. Incrivel como para nós água é só água e para outros água é 'A ÁGUA'. Infelizmente a população olha cada vez mais para o seu próprio umbigo. Cada um se preocupa com os seus problemas e quanto aos dos outros pensam 'Com os problemas dos outros posso eu bem.'. Sou capaz de matar alguém quando ouço isto. (:x)
Neste Mundo em que cada um faz por si, quem é que faz por aqueles que sozinhos não conseguem fazer por eles?

O aço cede apenas com temperaturas de 1900º mas isso não significa que com 1100º não esteja já mais 'frágil' por assim dizer. A mim parece-me normal que a estrutura não tenha aguentado. É uma questão de perguntar a um engenheiro civil.


Beijola!

8:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"quand as arvores ja n derem frutos e quand a agua ja n existir ai o homem vai perceber que o dinheiro n alimenta"..
por acaso ja ouvi mts vezs dizere s k s houvess uam treceira guerra mundial seria por falta d agua...ker dizer n e falat d agua por assim dizer uam vez k todos sabemos k kom os efeitos da poluicao o gelo ta a derreter e ha ate o perigo d paises fikarem submersos..no entanto vai haver falta sim d condicoes dtratamento d agua...ja ha situacoes em k o preco da agua e incrivelment alto por haver escassez em certas partes inclusive do nosso pais...
e um bocado triste..pk a agua e uam dakeles bens essenciais dos kuais ninguem devia ser privado...triste realidade em k vivemos...pensar k desperdicamos agua todos os dias enkuant ha pessoas k sao privadas d uam coisa k nos consideramos tao basica...como disses t e imcompreensivel como se
gasta milhões em bombas de morte ao invés de criaram bombas de limpeza de água por exemplo....deve ser mt menos dispendioso e em vez d matar ate salva pessoas...
flabinho!!!! beijo bebedo

11:58 da manhã  
Blogger Lin Kuei said...

Eu dp de ler este post e suas opiniões queria aqui apenas alertar para alguns pontos que eu penso que sejam de importância crucial para a discussão deste tema:
É um facto que a escassez de água resulta do desperdiçio e poluição das suas fontes naturais e também do aquecimento global. Mas também existe outro factor bastante obvio e que contribui em larga escala para a escassez de água no planeta...excesso de população! Neste momento quanto mais cresce a população deste planeta diminuem e escasseiam os nossos recursos a todos os níveis. Com o aumento populacional perde-se um equilibrio fundamental a nível da natureza, neste momento a china tem quase 2 biliões de habitantes, a india já ultrapassou o bilião e temos cidades que tem mais pessoas que no nosso país por exemplo. No bangladesh que é metade do nosso país existem mais de 110 milhões de pessoas é claro que estes números não ajudam a preservação do nossos recursos e meio ambiente. Por isso na minha opinião mais grave do que admitir que existe uma falta de água é admitir que existem muitos países por esse mundo fora que tem um grave problema mas a nível de controle do aumento populacional.Porque enquanto houver familias pobres e sem meios a terem mais de 10 filhos isso só vai gerar mais miséria,pobreza e escasseamento de recursos que por sua vez irão originar a um aumento de doenças e descréscimo de saúde e esperança de vida.Tenho dito!

2:39 da manhã  
Blogger Luis Gaspar said...

Ermesinde? Eh pá. Quer dizer que se fores uma gaja, és uma gaja mesmo mesmo boa. Uma gaja boa, uma gaja mesmo mesmo boa.

10:05 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home