sexta-feira, janeiro 6

Sem Escolha

Até que ponto se pode dizer que a vida de um ser humano é digna? Digna de se suportar a si própria? Há quem diga que a vida é sempre digna em qualquer circunstância outros dizem que a morte é bem mais digna que a morte. Na minha opinião a vida é sempre digna até ao ponto em que se possa usufruir da total capacidade de pensamento, ou seja, e é aqui que quero chegar, uma pessoa acamada, sem perspectivas de sobreviver nem de sair do estado deplorável e indigno para o ser humano, deve ser autorizado o uso da eutanásia?

Análise pró-eutanásia: Que pessoa merece viver em estado tão pobre de alma como um doente sem perspectivas de recuperação? Que tipo de pessoa merece ser enganda com tratamentos que se denotam infrutíferos? Que tipo de pessoa é obrigada pelo destino a se manter presa no seu corpo quando este definitivamente não funciona? Se analisarmos do ponto de vista mais frio e sem escrúpulos, quiça o mais racional, este ser humano terá deixado de fazer sentido vivo e com certeza estará bem melhor noutro mundo.. além de abrir vaga numa cama para outra pessoa possivelmente com bem mais hipoteses de sobreviver. Fechará, no entanto, um ciclo de enorme sofrimento para os familiares e amigos, colegas e conhecidos, que porventura todos os dias se lembrariam, no mínimo, de questionar sobre o estado de saúde desta pessoa. Além de terminar com uma vida que se julga indigna para um ser humano, se de vida se pode falar na sua plenitude de direitos e obrigações.

Análise contra-eutanásia: Que raio de pessoa, em estado de coma, consegue impedir os médicos de terminarem com a sua vida?! Como podemos nós decidir se esta pessoa deve ou não viver? Que pessoa deve ser impedida de ser usado todos os tipos de tratamentos que visem a sua melhoria de condição humana?! Analisando novamente de um ponto de vista distante, esta pessoa é por definição um ser humano, com direitos implicitamente definidos e conforme dita o 3º artigo da Declaração Universal dos Direitos do Homem: " Todo o individuo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal." Por tal, toda a pessoa deve viver até ao fim dos deus dias seja em que condição for, segundo a minha interpretação pessoal dos direitos humanos. Não nos compete a nós tentarmos ser Deus ou outra entidade supranatural em que acreditemos. No entanto deve caber à própria pessoa o direito de decidir sobre a sua vida por muito indinga que se julgue que seja.

Análise final: Eu pessoalmente, sou contra a eutanásia de uma forma muito débil. Seria sim a pleno favor da prática da eutanásia se:

- O indivíduo de plena consciência mental e jurídica assinasse um documento legal em que deixava a escolha da decisão da prática da eutánasia sobre outro indivíduo de igual consciência mental e jurídica;
- Nesse documento, deveria vir explicito as condições em que seria praticada a eutanásia e em que situações seria legalmente possível praticá-la.

São duas condições que na minha opinião mudariam a visão de pelo menos algumas pessoas pois julgo que isto daria a possibilidade de o individuo decidir sobre si mesmo. Acredito que seria mais justo e mais humano com um sistema deste género que após legalização traria um maior bem estar a muitos pacientes.
No entanto, e para não variar muito, o nosso país continua estagnado em discussões que não nos levam a lado nenhum, em picardias partidárias que nada servem a não ser para criar manchetes televisivas e primeiras páginas nos jornais. Fizemos uma revolução há 30 anos atrás e o nosso pensamento continua tão regional como outrora! Continuamos a pensar na pequenez do nosso país e a lamentar a mesquinhez da nossa exigua mentalidade! Todos sabemos o quão atrasados nos encontramos e o que fazemos?! Contamos ao vizinho do lado..
Imploro por um Portugal bem mais forte baseado nas preocupações de quem cá vive.. e embora desconheça, acredito que muitos prefeririam a morte ao estado de saude em que se encontram. Mas os nossos governos preferem discutir que empresas espanholas vão tomar conta do que é nosso em vez de se preocupar com o estado dos seus cidadãos mesmo estando perto da morte!
Esqueçem-se que houve tempos em que os que tiveram perto da morte lutaram por um Portugal.. o nosso Portugal!!!!

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez, Parabens Puto, continuas a abordar temas controversos e que tem de ser discutidos, porque apesar de serem bastante importantes, tambem não é menos verdade que só o são em paises minimamente coerentes e autonomos, como tal neste "pardieiro" onde vivemos, lamentavelmente, nada parece estar acima de um clube de futebol ou, ate pela altura do ano,na disputa esclerosada,a que diariamente assistimos,pelo cargo do representante desta que em tempos foi, uma "terra de horizontes e mar..." e agora nada é mais do que "o primo dependente a quem, por mais dinheiro e desintoxicações se faça, jamais deixará a dependencia pelo dinheiro da restante europa..."
Continua, que a malta está cá pra te ler... abc...

9:57 da manhã  
Blogger Lin Kuei said...

Bem...puto tu vê lá se arranjas um pc q rule q esse q tu tens não rulaa pá!Eu sobre este tema só queria fazer uma menção musical(lá está ele) ao fantástico albúm dos Megadeth "Youthanasia" que além de abordar duma forma bem lúcida este tema também retrata a morte da juventude duma maneira geral. A tout le monde, a tout mes amis, je vous aime...je doit partir!Sem dúvida nenhuma que todos nós temos direito à vida(uns mais que outros lol) e quando um individuo acha que já não quer viver por achar que não vai ter uma vida digna tem que se respeitar porque nós não vamos viver a vida dele,não vamos ser nós que vamos sofrer, existe um sentimento de honra que tem que ser respeitado e acima de tudo de dignidade da pessoa em causa.Existe um ditado usado pelos cruzados europeus que era Live Long and Die Well... é uma frase que traduz bem o espirito que se vivia naquela época mas ainda pode ser implementada nos dias de hoje porque se uma pessoa já não tem condições de levar e viver uma vida com o minimo de dignidade para si e para os seus e opta por acabar com o seu sofrimento duma maneira honrosa e digna deve ser respeitada a vontade final dessa pessoa. Tenho dito!!

8:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ah stimpy.......... grande lucidez de pensamento......... houvesse mais gente assim.........
concordo, só posso dizer que concordo..........
a eutanásia não é um assunto que ninguém encare de ânimo leve........
e devo dizer que só concordaria com ela, numa decisão a nível pessoal, se fosse o próprio amigo ou familiar a decidi-la........
já há cenas desse estilo, em que as pessoas assinam um papel em como em caso de paragem cardio-respiratória, não querem ser reanimadas....... mas infelizmente, quase sempre a família interfere e acaba por ser reanimada à mesma.........
e se, por um lado, todo o cidadão tem direito à vida, também tem direito à morte digna.........
mas o que é morte digna? sem sofrimento? sem tortura? sem ser forçada?
não conheço mortes dignas....... nem sem sofrimento, nem sem serem formas de torturas, nem sem serem forçadas..........
regra geral, não à eutanásia........
pequena nota: porque será que nos animais essa questão não se põe? será mesmo por a medicina veterinária não estar muito avançada, ou será pela tacanhez do ser humano, em achar que toda a outra forma de vida é-lhe inferior? mas esse já é mal universal, e não só de portugal.......

fica bem.....

** * **

12:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

temux direito ah bidah i liberdade d xcolha neh?!ixu xignifica k temux a liberdade d dexidirmux x keremux ou n biber..concordo com ax tuax condixoex,mx penxandu bem,axu k ixu é xena da altura..dependendu du teu xtadu..i deixar alguém rxponxabel axu k é complicadu,até para a popia pixoa..mx é um direitu k temux,debemux uxufruir dele!i puh bexex tb x torna na dexixao maix ximplex..eu axu!mx ainda á tt gente k nem xabe xeker u k é a eutanasia!!ng fala dixu,ah pouca infurmaxao i abordagenx du axuntu!!xim pk u k interexa é xo ux axidentx, nutixiax dux otux paixex,é ux puliticux k em bex d faxerem uma pulita i campanha justa i pessoal só s sabem atacar unx ox otux!infelixment,é xo xtu k intrexa ah noxa cumunicaxao xuxial..é triste ber u noxu paix,k um dia foi u Grande Portugal!,tar a xegar a xte pontuh..i inda maix trixte é ber k o povo portuguex x limita a cruxar ux braxux a td u k ta mal!!xera k num xabem k nd nux cai nu colo?!é pexixu lutar pelu k ta xertu i puh akilu k acreditamux!!!deixem ux cumudixmux d ladu,é pexixu mudar,mudar mt i u tempu urge...
bem,lol quaxe d daba uma boa pulitica!!! x)

bem..agr keru darte ux parabenx i num deixex nc d partilhar cnnxc ax tuax ideiax,u teu xpiritu rebuluxiunariu!!!ieii i num deixex nc d xkeber claruh..i puh mt k poxax xtranhar boute pedir uma coixa:nc t calex!!!embora eu ja xaiba k n.. x) hehe
felabiuh beijaum kininuh* [] @*

2:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu sou convictamente a favor da eutanasia....acho que toda as pessoas tem direito a morrer dignamente e sincerament tar acamado em estado vegetativo n e nem por sombras morrer dignamente. ha pouco tempo tive um caso parecido n familia uma pessoa que tava em estado de cancro mt avançado e as pessoas lamentavam s e k kiam por tudo mantela viva etc...se fosse e a tar assim sinceramete preferia que m desligassem as makinas pk ninguem imagina o sofrimento dessa pessoa em saber que ta assim e pior a saber que ta a fazer sofrer as pessoas que ama. la ta sou afavor da liberdade de escolha e axo que a vontade de qualquer pessoa tem que ser respeitadda...assim como a questao do aborto...e completamente comparavel...n ao que ninguem no seu perfeito juizo e a favor do aborto ou a da mrte de alguem agora sou a favor da opcçao de escolha de cada um...sou a favor principalmente da liberdade...sou a favor da dispenalizaçao tanto do aborto como da eutanasia..

2:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home