sábado, outubro 15

A voz dos sem-voz

Dia 9 de Outubro foi dia de chamar o povo às urnas para eleger os seus autarcas afim de governarem por mais 4 anos! E o povo lá foi votar no seu candidato preferido, naquele que mais autocolantes ofereceu, assim como gurda-chuvas e bandeiras, incluindo as boas promessas da praxe. Tentei colocar-me a par da situação desde que começou a pré-campanha e aquilo que vi parecia um deja-vú com exactamente 4 anos. Ou seja, tirando as bandeiras, os autocolantes e os guarda-chuvas que até acompanharam as tendências da moda, as promessas mantiveram-se as mesmas: acabar com as desigualdades sociais, criação de novos postos de trabalho bem pagos e duradouros, atrair novos investimentos, saldar as contas das autarquias, resumindo um sem fim de promessas tão bem conhecidas pelo nosso perspicaz povo. Ou não.. Senão veja-se: quando todos os candidatos se comprometem a fazer ou a desfazer o mesmo em quem vamos votar?! E é aí que entram os cartazes enormes com posses de modelo, a publicidade nos media, e claro, os guarda-chuvas, os autocolantes e as bandeiras! Ganha quem mais der, oferecer ou prometer. Só assim consigo perceber os resultados destas eleições, democraticamente ganhas pelo poder do dinheiro porque nem foi nenhum partido que ganhou, já que eles prometeram o mesmo.
Por outro lado, na minha opinião única, a democracia até conseguiu fazer-se ouvir através da voz do povo, servindo assim o seu fim! Houve um número bem elevado de Independentes a vencer. Se assim foi, estes candidatos, sem apoios dos respectivos partidos (ou com alguns...) fizeram uma boa lavagem de imagem e aperaltaram-se para gritar vitória e a dizer que quem manda é o povo! Até seria muito bom não fosse o facto de estes candidatos serem ex-presidentes de câmara, que fizerem obra, mal ou bem feita, em que a maior parte deles fez campanha demasiado mediática e que claro, a maior parte deles encontram-se com uns diferendos com a justiça.
A julgar pelo que vi resta-me questionar.. O povo manda ou o povo é mandado?
Será que o povo tem poder suficiente para mandar, elegendo assim quem está lá com dignidade, seriedade e honradez ou, o povo nunca teve poder para mandar, elegendo quem já lá está por antecipação (leia-se, nomeados), para nada mais do que usufruir dos cofres das autarquias esquecendo por completo a voz silenciosa do povo?
Ou será que o povo já não tem confiança na classe política por erros criados por eles próprios, resumindo-os ao tão badalado: "..são todos iguais.." ?
A ser assim a Revolução de Abril deixou-nos livres para falar mas aprisionados nesta classe surda que todos os dias prova não ser merecedora do voto de um português.
Estará na hora de uma nova revolução? Já sabem a minha resposta..

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

flavio... ja deves saber k sou eu! eu... axo inkrivel akilo k fazes ... gosto de de ouvir falar .. sempre... de ler akilo k eskreves... tu! sofia*

9:38 da tarde  
Blogger Lin Kuei said...

Epa política é uma coisa tão absurda nos dias que correm e não passa apenas de mais uma maneira de promover pessoas e alimentar egos sem qualquer outro interesse por trás que não o pessoal.Os gregos tinham boas intenções quando inventaram a democracia mas não contaram foi com os defeitos,egoísmos e conformismos da humanidade em geral.Mas eu acredito que daqui a muitos anos teremos um sistema democrático mais global e puro e que irá absorver e convergir com tecnologias e ideias que cada vez mais começam a surgir e a permanecer no nosso dia-a-dia e que aos poucos começam a ser incutídos mais cedo nas pessoas e na sociedade.Evolução e consequente globalização de toda a população mundial é o futuro o que hoje acontece com a Europa(moeda única,livre circulação,etc,..)é o que mais cedo ou mais tarde vai acontecer a nível global e assim todos poderemos ajudar os mais desfavorecidos em vez de os explorar tenho dito!

10:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eia!!!
Kem fala assim num é gago!!!
Oh Crómitu (eheh), tu até...bou-te dizer...Sim senhora...Gostei de ler! Tens toda a razão!!!
Continua assim...ÉS GRÁNDE!!! ;)
Beijuu...

9:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a tua resposta é a minha!
mt bem exkrito!

parabens! *
dei0.te@

6:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

dá-lhes com força..(pode ser k ainda seja possivel mudar algo, pode até ser... eu já não acredito, mas por isso tem de haver alguem com vontade de lutar, agora nunca caias no erro de confundir liberdade com anarquia, pk sem orientação e principios o povo continua a ser povo e nunca ha-de ser gente...) e escreve k te faz bem...abc...

9:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home